terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como fazer um Caderno Personalizado para a Volta às Aulas

Olá pessoal!
          Hoje eu escrevo sobre uma arte que fiz aqui em casa. Em todos os meus anos de escola eu acredito nunca ter usado um caderno até o fim e, por isso sempre acabei guardando alguns que eu achava bonitos. Agora resolvi reutilizá-los!
          Neste post você verá como fazer um caderno super personalizado com materiais reutilizados que ajudam o nosso meio ambiente, dão uma freada no consumismo dos materiais escolares e poupam o seu dinheiro. Vamos combinar que os cadernos estão cada vez mais caros :P


Vamos ao tutorial!

MATERIAL
1 Caderno Usado ou com capa lisa
1 Cola Bastão
1 Alicate com bico fino
1 Espátula (pode ser um cartão de crédito)
1 Espiral novo (pode ser encontrado em papelarias)
Livros e Revistas para recortar
Rolo de Papel Contact transparente

COMO FAZER
1.Primeiro você pega o seu caderno usado e tira o espiral do lado. Para isso, pegue o alicate e desvire a pontinha de cada lado do espiral. Depois, você começa a girar ou torcer o espiral em um sentido e ele começará a sair do caderno.


Vire esse gancho do Espiral


2.Reserve as folhas do caderno que não foram utilizadas e separe a capa para a personalização.

3.Com as várias figuras que você encontrar, faça capas com diversas intenções, temas e estilos colando as imagens com cola bastão. Aqui vão algumas dicas:
- Colocar alguns papéis coloridos neutros no fundo caso a sua capa antiga for ilustrada (como a do tutorial) é bom se você deixar espaços a mostra. Quando se utiliza imagens quadradas e retangulares você acaba tampando bem a capa sem precisar de papel de fundo.
- Deixar figuras grandes e pequenas juntas é uma ótima pedida! Espaços bem delicados, com figuras pequenas contrastam bem com outros maiores e mais “vazios”.
-Usar objetos com alto-relevo na decoração não é indicado, pois na hora de colocar o papel contact elas vão deixar bolhas entre o papel e o caderno. Isso também vale para os cadernos que, por si só, já tem alto-relevo nas capas antigas. Nesse último caso as bolhas podem ser evitadas.
- Crie temas para as capas! Isso auxilia na hora de escolher as figuras que você irá colocar. Nas capas do tutorial eu usei os temas ‘Brasil’ e ‘Mundo’, mas em outras experiências criei capas com o tema ‘Coisas que eu gosto’. Tinham muitas fotos de comida.
-Usar cola bastão em vez de líquida é melhor, porque não lambuza, não marca a imagem e, se você não gostou o jeito que a figura ficou, você pode retirá-la e colá-la de novo sem danificar a figura e o caderno.





4.Quando terminar de personalizar a capa, pegue o papel Contact transparente e recorte um pedaço do tamanho do caderno com sobras ao lado. Coloque parte por parte, sempre passando a espátula para colar bem rente e não fazer bolhas. Caso elas aparecerem tente “leva-las” até uma borda livre, onde o ar possa escapar. Se isso não funcionar você pode tentar furá-las com uma agulha e passar a espátula novamente.


5.Com as abas que ficaram para fora, você irá cortá-las nas dobras do caderno e depois dobrá-las para a parte de trás da capa. Isso finaliza o trabalho de um jeito bem bonito e faz com que o papel transparente fique mais rente a capa.




6.Agora que a sua capa está pronta... Pegue todas as folhas não-usadas dos cadernos antigos ou compre aqueles blocos para fichário e, se necessário, leve até uma gráfica para fazer os furos do tamanho dos furos da capa. Depois é só enrolar o espiral de volta e PRONTO!
(Se você preferir você pode levar a capa e as folhas em uma gráfica que eles fazem esse último passo para você, mas acredito que terão que cortar parte da capa para fazer os furos.)
FIM!!!
Bom é isso... Espero que tenham gostado e que fação cadernos lindos para arrasar nesse 2014!
Beijos*****

Mary

Nenhum comentário:

Postar um comentário